Automação Residencial: Qual é o futuro desta tecnologia?

Lembra dos Jetsons? George pulava da cama de manhã e a casa o limpava, se vestia e o alimentava … pouco antes de seu dia ir direto para baixo. Bem, com produtos como Google Home, Amazon Echo e o adorável robô Zenbo da Asus no mercado, estamos a caminho de uma casa inteligente ao estilo dos Jetsons.
Atualmente, o maior obstáculo enfrentado pela tecnologia de casa inteligente é a integração . Se a televisão nos ensinou alguma coisa, é que as pessoas odeiam lidar com vários controles remotos. O mesmo pode ser dito para residências inteligentes, não queremos ter várias frases-chave ou vários aplicativos, queremos uma integração perfeita com uma interface de usuário — em outras palavras, máxima conveniência.
Para saber mais sobre isso e o que mais podemos esperar de nossas casas inteligentes na próxima década, pedimos a um grupo de especialistas do setor …

Qual é o futuro da tecnologia da casa inteligente?

As respostas deles podem mudar algumas coisas na casa dos seus sonhos … Leia abaixo.

Stuart Forchheimer, Presidente e CEO do HS Tech Group

“Vejo painéis solares residenciais desaparecendo e a maioria das telhas compostas de material condutor solar sendo instaladas. Esses novos telhados durarão muito mais tempo e serão conectados para que você não veja cabos e canos pendurados nas laterais da sua casa. Os telhados serão projetados levando em consideração os ângulos ideais para ganho solar. Isso também pode ser feito com a entrada de automóveis e com o hardscape para que você tenha um consumo líquido de energia zero.
Chega de inundações causadas por vazamentos de canos ou eletrodomésticos! Os sensores em toda a sua casa detectam um vazamento de água e se comunicam com a válvula principal ou válvulas auxiliares para desligar a água imediatamente enquanto o notificam simultaneamente. Se houvesse um vazamento real, o dano seria mínimo e as companhias de seguros oferecerão descontos nos prêmios por ter esse serviço instalado. ”

Kela Ivonye, CEO da Mailhaven Inc .

“À medida que a indústria continua evoluindo, o desenvolvimento de dispositivos inteligentes progredirá no foco, desde aplicativos dentro de casa até dispositivos fora de casa.
Dispositivos inteligentes como o Roomba foram criados para limpar o interior da casa, mas agora esses dispositivos foram adaptados para limpar e operar fora também; avance para o Robomow, um dispositivo semelhante ao Roomba, projetado para cortar a grama automaticamente. Essa evolução abriu o caminho para dispositivos inteligentes que foram criados para fora de casa. Um exemplo são os dispositivos de segurança inteligentes Ring, que permitem que os usuários vejam, ouçam e conversem com qualquer pessoa à sua porta, a partir do seu smartphone, tablet ou PC, mostrando o início dessa tendência. Outro exemplo é o Edyn, um dispositivo inteligente que mantém você conectado ao seu jardim, fornecendo as ferramentas para que seu jardim prospere — para que você sempre saiba exatamente o que é necessário para manter suas plantas saudáveis ​​ou a Mailhaven, uma caixa de correio inteligente para receber pacotes para os proprietários de casas.
Além disso, no futuro, assim como a Nest se tornou o principal hub para unir seus dispositivos inteligentes, haverá um dispositivo externo que executa a mesma função fora de casa. ”

Dan Roberts, cofundador da Scout

“Quando olharmos para a tecnologia de automação residencial nos próximos 10 a 15 anos, as tecnologias se tornarão uma plataforma cruzada para fornecer soluções complexas de tomada de decisão enquanto aumentam os recursos do dispositivo. O aprendizado de digital, cada vez mais, assumirá responsabilidades como prever e automatizar tarefas importantes que compõem nossa vida diária. Qualquer coisa, desde evitar o transito no caminho de casa, até as configurações perfeitas para aquecer sua casa no momento em que você chegar, se tornará tarefas em segundo plano do mundo conectado.
Atualmente, o Blockchain está sendo testado por sua capacidade de aprimorar a segurança do dispositivo, pois a confiança do consumidor para automação depende da segurança subjacente dos referidos sistemas. À medida que essas decisões menores se tornam cada vez mais automatizadas, e seu valor, combinado à confiabilidade do aprendizado de virtual, é comprovado, espere que decisões cada vez maiores, complexas e importantes sejam invocadas ao longo do tempo. ”

John Bodrozic, co-fundador da HomeZada

“Uma casa é um lugar para morar, seu maior ativo financeiro e algo que é comprado e vendido em um processo imobiliário. A tecnologia da casa inteligente no futuro verá uma convergência entre hardware e software que não apenas controla o uso diário da sua casa, mas também permite que os proprietários sejam mais inteligentes em todas as suas decisões financeiras, ao gerenciar, manter e melhorar a casa. Então, combinar os controles diários da casa com o custo total de propriedade da casa afetará a comercialização e o valor da casa quando ela estiver sendo vendida. ”

Mike Yurochko, cofundador e CEO da Stringify

“Apesar de alguns dos novos e fantásticos produtos e serviços disponíveis hoje, a casa do futuro alavancará uma compreensão única de uma variedade de produtos e serviços para aprimorar proativamente seu estilo de vida.
As casas já são muito mais eficientes no consumo de energia / água / serviços públicos, pois os dispositivos de ponto final trabalham juntos com base em seus hábitos versus o custo da disponibilidade de recursos. Além dos aparelhos, as residências solicitarão verificações de manutenção de tudo, desde filtros de ar e equipamentos para piscinas a calhas entupidas e anomalias na fundação.
As residências também ajudarão os ocupantes a levar uma vida mais saudável por meio de água e ar mais limpos, além de análises proativas de resíduos por lixo, banheiros e esgoto. No entanto, os aspectos mais divertidos giram em torno de experiências de entretenimento altamente imersivas que coordenam ambientes domésticos inteiros em jogos, eventos esportivos e noites de cinema em família.
Simplificando, a casa terá mais oportunidades de personalização desde a invenção da tinta. ”

Paul Whitelam, vice-presidente de marketing de produtos da ClickSoftware

“Como você deve ter visto, as casas inteligentes ficam mais inteligentes com a notícia de que os novos aparelhos da Whirlpool são compatíveis com o assistente de voz Alexa da Amazon. É difícil imaginar, mas em breve estaremos pedindo à nossa máquina de lavar roupa para lavar a roupa sem levantar um dedo.
Há um enorme potencial para outros setores, como empresas de serviços tradicionais (pense em cabo, telefone e serviços públicos):
- Com a IoT, seus produtos podem detectar e comunicar a necessidade de reparos, até agendar compromissos antes que um appliance seja interrompido.
- Do ponto de vista da empresa, também há valor de economia de tempo / custo — ao diagnosticar um problema antes que aconteça, as máquinas permitem que os técnicos de serviço cheguem ao local com as informações e os equipamentos certos para corrigir o problema (portanto, não há segunda visita e nenhuma frustração para o cliente). ”

Roy Peleg, CEO e cofundador da FirstImpression.io

“A publicidade terá um lugar central nas casas inteligentes, pois as marcas têm mais oportunidades e canais para alcançar seus clientes. Os anunciantes adquirem grandes quantidades de dados do consumidor e usam algoritmos avançados de aprendizado de máquina para veicular anúncios relevantes e personalizados para os usuários em momentos apropriados.
Poderíamos ter geladeiras inteligentes que recomendariam um novo vinho semelhante ao que você gostou da última vez e depois pedi-lo para você. As TVs inteligentes podem transmitir anúncios em momentos apropriados entre as cenas ou quando você faz uma pausa, em vez de interromper a experiência de visualização. E quando você pergunta ao seu alto-falante doméstico inteligente sobre um novo filme ou restaurante, anúncios em áudio direcionados e localizados podem acompanhar os resultados da pesquisa orgânica.
A questão importante aqui é que a indústria mantém altos padrões. A publicidade na casa inteligente deve ser transparente, respeitosa com o usuário e complementar nossas rotinas diárias. ”